Galeria
Acolher, cuidar e defender Crianças e Adolescentes é a nossa missão! Acompanhe aqui e veja como é o dia a dia de nossos projetos e serviços que atendem esse público.
(Registros realizados antes da pandemia)
Os serviços voltados para crianças e adolescentes, desde a primeira infância, atende às necessidades locais das comunidades onde estão inseridos, no Rio de Janeiro e São Paulo. Assim, possuem ações específicas, que vão desde a promoção de contraturno escolar ao cuidado infantil e familiar.
O SEFRAS Criança – Peri, localizado no Jardim Peri Alto, extremo norte da cidade de São Paulo, atende a 120 crianças e adolescentes (6 a 16 anos) no contraturno escolar e oferece oficinas, rodas de conversa, passeios culturais e atividades participativas com temas ligados à política, sociedade, cidadania, cultura, esporte gerando o conhecimento em torno do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Promove também o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários ao trazer pais, familiares e responsáveis para perto dos espaços de discussão e deliberação do serviço para a construção e constituição do Fórum Regional de Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.
Um trabalho similar ao do Peri é realizado na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, na Vila São José. O Serviço Franciscano de Convivência da Criança e do Adolescente – Gente Viva é um trabalho pedagógico voltado a 120 crianças e adolescentes (4 a 18 anos). A partir de atividades realizadas em oficinas, seu objetivo é fazer com que os próprios participantes despertem para suas potencialidades e para suas capacidades criativas e produtivas, a partir do contexto em que vivem e, assim, possam desenvolver uma consciência de participação política, de defesa e luta por direitos e dignidade.
Também no Rio de Janeiro o SEFRAS atua nas cidades de Tanguá e Duque de Caxias com um trabalho de cuidado de crianças, também na primeira infância, e adolescentes em territórios da alta vulnerabilidade. As instalações franciscanas, hoje, atendem às crianças, em bairros dominados pela violência e tráfico de drogas, onde as famílias se encontram em situação de grande risco social – inclusive com casos de desnutrição infantil registrados.
Em Tanguá (RJ), a Casa Santo Antônio além do cuidado infantil de 0 a 4 anos (30), também oferece oficinas de cidadania, esporte e grupo de meninas de 5 a 14 anos (22). Complementarmente a essas atividades, o espaço oferece ações de fortalecimento de vínculos familiares para a erradicação das violências no ambiente familiar e doméstico. Além de orientação sobre direitos sociais e escuta qualificada das demandas sociais e pessoais, proporciona um lugar seguro e protetor.
Os Centros Infantis São Gabriel e Santa Clara de Assis, ambos em Duque de Caxias, acolhem e cuidam de 55 crianças (0 a 4 anos) em ambientes protegidos e saudáveis. As ações realizadas nos centros possibilitam uma infância digna junto a suas famílias, que participam e colaboram nesse processo através de encontros, oficinas, festas e outras atividades de cultura e lazer, em uma área extremamente vulnerável.
Acolher, cuidar e defender Crianças e Adolescentes é a nossa missão! Acompanhe aqui e veja como é o dia a dia de nossos projetos e serviços que atendem esse público.