Crianças e Adolescentes

Os serviços voltados para crianças e adolescentes, desde a primeira infância, atende às necessidades locais das comunidades onde estão inseridos, no Rio de Janeiro e São Paulo. Assim, possuem ações específicas, que vão desde a promoção de contraturno escolar ao cuidado infantil e familiar.

O SEFRAS Criança – Peri, localizado no Jardim Peri Alto, extremo norte da cidade de São Paulo, atende a 120 crianças e adolescentes (6 a 16 anos) no contraturno escolar e oferece oficinas, rodas de conversa, passeios culturais e atividades participativas com temas ligados à política, sociedade, cidadania, cultura, esporte gerando o conhecimento em torno do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Promove também o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários ao trazer pais, familiares e responsáveis para perto dos espaços de discussão e deliberação do serviço para a construção e constituição do Fórum Regional de Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

Um trabalho similar ao do Peri é realizado na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, na Vila São José. O Serviço Franciscano de Convivência da Criança e do Adolescente – Gente Viva é um trabalho pedagógico voltado a 120 crianças e adolescentes (4 a 18 anos). A partir de atividades realizadas em oficinas, seu objetivo é fazer com que os próprios participantes despertem para suas potencialidades e para suas capacidades criativas e produtivas, a partir do contexto em que vivem e, assim, possam desenvolver uma consciência de participação política, de defesa e luta por direitos e dignidade.

Também no Rio de Janeiro o SEFRAS atua nas cidades de Tanguá e Duque de Caxias com um trabalho de cuidado de crianças, também na primeira infância, e adolescentes em territórios da alta vulnerabilidade. As instalações franciscanas, hoje, atendem às crianças, em bairros dominados pela violência e tráfico de drogas, onde as famílias se encontram em situação de grande risco social – inclusive com casos de desnutrição infantil registrados.

Em Tanguá, o Centro Franciscano de Acolhida à Criança além do cuidado infantil de 0 a 4 anos (30), também oferece oficinas de cidadania, esporte e grupo de meninas de 5 a 14 anos (22). Complementarmente a essas atividades, o espaço oferece ações de fortalecimento de vínculos familiares para a erradicação das violências no ambiente familiar e doméstico. Além de orientação sobre direitos sociais e escuta qualificada das demandas sociais e pessoais, proporciona um lugar seguro e protetor.

Os Centros Infantis São Gabriel e Santa Clara de Assis, ambos em Duque de Caxias, acolhem e cuidam de 55 crianças (0 a 4 anos) em ambientes protegidos e saudáveis. As ações realizadas nos centros possibilitam uma infância digna junto a suas famílias, que participam e colaboram nesse processo através de encontros, oficinas, festas e outras atividades de cultura e lazer, em uma área extremamente vulnerável.

Onde Estamos

SEFRAS Peri Rua Santa Rita do Itueto, 43 – Jardim Pery Alto – São Paulo – CEP: 02679-040.
Tel: (11) 3981-4635
SEFRAS Gente Viva Petrópolis Rua Nossa Senhora Aparecida, 63 – Osvaldo Cruz – Petrópolis – RJ – CEP: 25685-190.
Tel: (24) 2247-0561
SEFRAS Casa Santo Antônio Tanguá - Estrada S, 100 – Pinhão – Rio de Janeiro/RJ – CEP: CEP: 24890-000.
Tel: (21) 3749-1303
SEFRAS Caxias São Gabriel Rua Monte Verde Qd.07 Lt.17 – Bairro Bom Retiro – Duque de Caxias – RJ – CEP: 25223-830.
Tel: (21) 2678-4745
SEFRAS Caxias Santa Clara de Assis – Rua Senador Archer, 1174 – Jardim Balneário Ana Clara – Duque de Caxias – RJ – CEP: 25221-230.
Tel: (21) 2676-8604
Faça sua doação