top of page
  • Foto do escritor

SEFRAS recebe a visita da Franciscans International

Durante esta semana esteve presente no Brasil, Alberto Ulises García, o representante da Franciscans International para região das Américas, que veio conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo SEFRAS, em especial os ligados a temática da imigração. Além disso, veio com o objetivo de alinhar com a gestão do SEFRAS as perspectivas de ações de advocacy.

A Franciscans International (FI), com sede em Genebra (Suíça) e Nova Iorque (EUA), é uma organização internacional não governamental de direitos humanos, sem fins lucrativos, criada em 1989 pelas ordens franciscanas de cunho interobidiencial com objetivo de promover e proteger os direitos humanos e a justiça ambiental, na perspectiva franciscana, sendo a interlocutora na ONU das demandas da Família Franciscana oriundas dos cinco continentes.

Em sua visita, Ulises García, conheceu os serviços: Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), Centro de Acolhida do Imigrante – Casa de Assis, e o projeto desenvolvido pela Rede de Promoção do Trabalho Descente.

O coordenador destacou o quanto a temática da imigração é importante no cenário político econômico mundial: “vivemos num contexto de retrocessos de direitos humanos, vendo políticas que os violam, quando historicamente já tínhamos avançado muito. Alguns governos estão adotando medidas de militarização, medidas que vão contra as comunidades marginalizadas, a situação atualmente é difícil, mas vemos também que existem muitas organizações da sociedade civil preocupadas em visibilizar essas temáticas num contexto mais amplo de defesa. ”

Ao pensar a situação política social do Brasil, Ulises acredita que o contexto é ainda mais preocupante, “as políticas não estão em conformidade com os direitos humanos, e algumas declarações do governo reforçam ainda mais esta ideia. Em partilha com os franciscanos que trabalham no país, percebemos que as lideranças dos povos indígenas vêm sofrendo ameaças, e que a pauta da imigração para o Brasil, também é internacionalmente destacada. ”

No alinhamento com a gestão do SEFRAS em relação as perspectivas de ações de advocacy, percebemos uma sinergia com as prioridades da FI para os próximos anos. A organização tem três grandes desafios:

  1. A proteção do meio ambiente.

  2. O desenvolvimento sustentável e a questão da imigração.

  3. E a proteção da dignidade humana.

Para o Frei José Francisco, diretor-presidente do SEFRAS, a articulação com a FI é muito importante pois “possibilita uma internacionalização das discussões, não só dando maior visibilidade às pautas, mas principalmente articulando junto a ONU as possibilidades de ações. Além disso, na atual conjuntura mundial, o alinhamento de agendas dá força e possibilita maior incidência”.

No ano em que celebramos 20 anos de atuação na defesa intransigente de grupos em situação de extrema vulnerabilidade, este tipo de articulação reforça o nosso compromisso de acolher, cuidar e defender, além de mobilizar e inspirar cada vez mais pessoas numa atitude permanente de solidariedade com a Casa Comum.

10 visualizações0 comentário
bottom of page