SEFRAS participa de lançamento da plataforma OBSERVA com indicadores sobre a Primeira Infância no Brasil


Por conta do trabalho desenvolvido junto a primeira infância, o SEFRAS compõe, desde o início desse ano, a Rede Nacional da Primeira Infância no Brasil (RNPI). Além dos espaços de debate e proposição de agendas com enfoque de direitos, a RNPI lançará no próximo dia 08 de outubro a plataforma OBSERVA – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância. O OBSERVA é uma ferramenta inovadora para o monitoramento das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos no Brasil.
Para Fábio Paes, coordenador de Desenvolvimento Institucional SEFRAS, “participar da rede, e do lançamento dessa nova plataforma significa qualificar nosso trabalho com metodologias mais avançadas. Além disso, contribui no debate sobre as diferentes realidades encontradas neste campo. Pensar na atenção de crianças, é pensar em ressignificar contextos de violência intrafamiliar e comunitário. Por isso, para os próximos anos junto com a REDE, queremos enfrentar os desafios sociais, políticos e econômicos, visto que nos encontraremos diante de uma situação histórica de desigualdade social. ”
O Observa está estruturado em três eixos: 1) Indicadores; 2) Planos pela Primeira Infância; e 3) Biblioteca. Esses eixos foram pensados para auxiliar gestores públicos e outros atores envolvidos no ciclo de formulação e implementação de políticas públicas para a primeira infância, incluindo a sociedade civil.
Segundo Miriam Pragita, Coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI e Diretora da ANDI, “a ferramenta apresenta dados inéditos sobre o Brasil, já que reúne indicadores com recorte analítico para as crianças de 0 a 6 anos e referenciados no Marco Legal da Primeira Infância — e com foco nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde”.
O Observa é implementado em aliança com a Fundação Bernard van Leer e com o patrocínio da Petrobras, no âmbito do projeto Primeira Infância é Prioridade.
Lançamento OBSERVA – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância

Saiba mais em: https://bit.ly/34xcUNj

Em defesa do trigo

Em defesa da pureza do trigo, elemento essencial da cultura cristã! O Trigo, grão essencial do pão nosso de cada...

Faces da Pandemia da Fome

Faces da Pandemia da Fome

Vivemos a pior fase da pandemia da COVID-19, e com o aumento das restrições para conter a transmissão do vírus,...

Faça sua doação