Sefras marca presença na tradicional Via Sacra da Criança e do Adolescente
- Melissa Galdino
- 14 de abr.
- 2 min de leitura
Na manhã desta sexta-feira (11), crianças e adolescentes da Casa Perfeita Alegria Peri, projeto do Sefras, Ação Social Franciscana, participaram da tradicional Via Sacra da Criança e do Adolescente, realizada no centro histórico de São Paulo pela Arquidiocese de São Paulo e Pastoral do Menor.
O grupo da Casa Perfeita Alegria Peri foi responsável por encenar a Quarta Estação, no Largo São Francisco, com destaque para a representação de São Francisco de Assis, feita pelo pequeno Artur, além de personagens como João Batista, Maria e animais, reforçando o tema do evento: “Fraternidade e Ecologia Integral”, da Campanha da Fraternidade 2025. A ação tem como objetivo unir fé, cidadania e protagonismo infantil para denunciar injustiças e anunciar a esperança.

Segundo Frei Tiago Elias, vice-presidente do Sefras, a atividade conecta espiritualidade e compromisso social: “São Francisco foi quem idealizou esse caminho de fé que hoje chamamos de Via Sacra. Participar deste momento com as crianças é dar continuidade a um gesto franciscano de profunda espiritualidade e compromisso com a justiça e com os mais vulneráveis.”
Realizada há mais de 40 anos, a Via Sacra reúne centenas de crianças e adolescentes que percorrem os principais pontos do centro da cidade – como a Catedral da Sé, o Pateo do Collegio, a Praça do Patriarca e o Largo São Francisco – encenando a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo com base na metodologia do “ver, julgar, agir e propor”.
Para Helena, assistente social da Casa Perfeita Alegria, a participação anual das crianças no evento representa mais do que uma atividade simbólica: “A Via Sacra é uma oportunidade de ensinar as crianças sobre empatia, cuidado com o próximo e com o planeta. A encenação se transforma em experiência de vida e reflexão comunitária.”
Vivendo a experiência de representar São Francisco, Artur, de 9 anos, resumiu seu sentimento com entusiasmo: “Eu fiquei muito feliz! Aprendi que cuidar dos animais e do planeta é também rezar com o corpo! São Francisco é tipo um super-herói da natureza!”
A Via Sacra da Criança e do Adolescente é o primeiro grande ato da Semana Santa, e, com ternura e força, mostra que a esperança também pode vir das mãos pequenas que encenam grandes verdades.
Comments