
Sefras - Ação Social Franciscana reuniu trabalhadores de suas casas para um encontro especial, marcado pelo lançamento do primeiro Caderno de Fundamentação do Trabalho Socioeducativo aos educadores da organização. O evento foi um espaço de troca, reflexão e reconhecimento da importância do trabalho socioeducativo desenvolvido diariamente nos serviços do Sefras.

Rosângela Pezoti, coordenadora técnica, destacou o caráter educativo presente em todas as frentes de atuação do Sefras. "Todos nós temos um trabalho educativo. No entanto, sentimos que faltava um material que reforçasse a motivação e a identidade da nossa atuação. Foi por isso que surgiu esse caderno, como um instrumento para fortalecer nossa prática e reafirmar nossos valores", afirmou.

Frei José Francisco, diretor presidente do Sefras, resgatou a trajetória que levou à criação desse material, relembrando o primeiro encontro de todos os educadores do Sefras em 2019. "Naquele momento, percebemos que nosso maior núcleo de trabalhadores são, na verdade, educadores. São eles que estão no dia a dia dos nossos serviços, transmitindo valores, acolhendo histórias e criando vínculos. Enquanto organização social, temos a liberdade de construir e aprimorar nossos próprios instrumentos, e esse caderno é um marco pioneiro para nossos educadores", explicou.
Ele também ressaltou o duplo papel do material: "Esse caderno tem a função de expressar o que pensamos e qual nossa percepção sobre o trabalho socioeducativo, além de reconhecer sua relevância. Ele é um testemunho do quanto valorizamos esses profissionais e do quanto olhamos para o papel essencial que desempenham em nossas unidades."
Frei Vagner Sassi, vice presidente do Sefras, por sua vez, enfatizou o caráter coletivo da iniciativa. "Essa proposta tem um diferencial: foi construída de forma participativa. Tivemos uma escuta atenta dos educadores de todo o Sefras, debates franciscanos e pedagógicos, e, a partir disso, formamos um grupo de trabalho para desenvolver esse material. O caderno aborda as diferentes dimensões da educação formal e não formal, destacando a educação como um direito de todos os nossos participantes. Mais do que um instrumento teórico, ele reafirma nossa crença na aprendizagem horizontal, onde todos têm algo a ensinar e algo a aprender."

A expectativa é que esse seja apenas o primeiro de muitos materiais voltados ao fortalecimento do trabalho socioeducativo dentro da organização. "A partir desse caderno, teremos outros, adaptados às especificidades de cada serviço e público atendido, sempre conectando as diversas dimensões da integralidade humana", completou Frei Sassi.

Francisco, um dos educadores presentes, emocionou ao falar sobre o impacto da atuação dos profissionais da área. "O educador, quando acolhe a demanda do participante e oferece uma palavra que vá ao encontro de sua necessidade, pode transformar vidas. Buscamos sempre dar o nosso melhor aos outros seres humanos, porque nosso trabalho exige um olhar sensível e comprometido. É uma responsabilidade imensa, mas quando colocamos isso em prática, vemos mudanças reais acontecendo", refletiu.

Além do caderno, o Sefras também planeja uma proposta de formação híbrida para aprofundar os conteúdos abordados no material, garantindo que os educadores tenham ainda mais ferramentas para fortalecer sua atuação cotidiana.