O SEFRAS Chá do Padre inaugurou nesta última semana uma Barbearia Solidária. O espaço é uma parceria entre o SEFRAS, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania com o vereador Eduardo Suplicy. Com a implantação do serviço será oferecido gratuitamente os atendimentos de barbearia e cabeleireiro para a população que vive em situação de rua.
A barbearia contará com corte de cabelo e como também curso profissionalizante para os participantes interessados. “Contaremos com um professor que irá selecionar alguns alunos para participarem das aulas teóricas, ressaltando toda a história da barbearia, qual corte combina com o tipo de rosto e na parte prática eles serão instruídos no corte de cabelo e barba”, destaca a coordenadora do serviço, Elisangela Nunes.
O atendimento será feito por um oficineiro que atenderá todas as quintas e por uma orientadora todas às terças. A grade de todo atendimento ainda está sendo definida com os voluntários. “Esse espaço será muito benéfico para as pessoas que estão em situação de rua, que poderão manter uma aparência mais digna com corte de cabelo e barba. Além disso, algumas pessoas terão a oportunidade de fazer o curso profissionalizante com chances de se inserir no mercado de trabalho. Além de ser um ganho na autoestima porque também tem um trabalho com as orientadoras, que são cabelereiras e vão cuidar dos cabelos femininos.
E isso para as mulheres é muito bom, pois realça sua aparência. Sem contar que é um espaço de convivência para que as pessoas possam se reinserir na sociedade de uma forma mais igualitária”, ressalta Elisangela.
O novo espaço do Chá do Padre contou com algumas parcerias que possibilitaram para que barbearia fosse inaugurada. A reforma do local contou com o apoio da Fundação Salvador Arena, após isso uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, coordenada pela secretária Berenice Maria Giannella e do vereador Eduardo Suplicy possibilitou a compra dos materiais da barbearia.
Commentaires