top of page
Foto do escritorMelissa Galdino

Projeto Juventudes em ação: destaques de outubro



O Sefras - Ação Social Franciscana acredita que a juventude tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, solidária e atenta ao bem comum. Em um país onde cerca de 21% da população é composta por jovens de 15 a 29 anos, segundo dados do IBGE, o envolvimento da juventude em ações sociais e projetos de desenvolvimento humano é um caminho essencial para gerar mudanças positivas. Por isso, o Projeto Juventudes busca incentivar o protagonismo juvenil, promovendo atividades de educação, solidariedade e integração social, conectando jovens de instituições educacionais e outros espaços com a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.


Durante o mês de outubro, o Projeto Juventudes esteve presente em várias escolas e instituições, promovendo encontros e atividades que fortalecem o compromisso com a Casa Comum e estimulam a construção de uma sociedade mais fraterna. Confira os principais destaques do mês:


1. Colégio Madre Cabrini


Além das atividades de voluntariado realizadas semanalmente, participamos do Espaço Cultural, no dia 19/10, onde fomos convidados como avaliadores dos trabalhos dos alunos do Ensino Médio. As produções foram inspiradas pelo tema da Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social. Esse momento permitiu uma troca rica e inspiradora sobre os valores franciscanos.


2. Colégio Rainha da Paz





  • No dia 03/10, os estudantes organizaram um almoço festivo no colégio, onde compartilharam as experiências vividas no Sefras, discutindo sonhos e expectativas. Estiveram presentes eu e Keli, assistente social da Casa Franciscana Cambuci, num momento de grande fraternidade e troca de vivências.

  • Durante o mês, um grupo de alunos promoveu uma campanha de doação de livros no colégio e ajudou a organizar a biblioteca da Casa Franciscana Cambuci, criando momentos de leitura com os participantes e estimulando o prazer pela leitura.

  • Em 21/10, os alunos visitaram o CRAI (Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante) para aprender mais sobre o fenômeno da migração e como ele se manifesta na cidade de São Paulo. Lá, conheceram Amanda, da Gestão da Informação, e Marcella, do Jurídico, e puderam refletir sobre a importância de acolher e apoiar imigrantes.

  • No dia 31/10, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, acompanhados da Ir. Eva, da equipe diretiva, visitaram a Casa Franciscana Cambuci. Foi uma tarde de trocas e diálogos entre os jovens e os nossos participantes, reforçando a importância da empatia e da solidariedade.




3. Colégio São Francisco Xavier (SANFRA)


Em 29/10, representantes de sala do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participaram de um dia de vivência com a população em situação de rua. Uma parte do grupo esteve no Chá do Padre, vivenciando momentos com idosos sob a condução da assistente social Bia Clemente, enquanto a outra parte permaneceu na Casa Franciscana Cambuci, criando decorações de Natal junto aos participantes. A atividade trouxe alegria e mostrou como a criatividade pode ser uma poderosa ferramenta de integração.



4. Avenues


No dia 22/10, Thales Campos, da Captação de Recursos, participou de uma oficina na Avenues com o Instituto Phi, parceiro do colégio, para promover uma troca enriquecedora sobre a atuação das organizações sociais. O encontro foi uma oportunidade de formação e inspiração para os envolvidos.


5. Colégio Franciscano Pio XII


Em 30/10, o Projeto Juventudes esteve no Colégio Franciscano Pio XII para planejar as atividades de 2025. Durante toda a manhã, discutimos ações conjuntas que terão como fio condutor o cuidado com a Casa Comum, buscando fortalecer o engajamento dos alunos e incentivar iniciativas que promovam a sustentabilidade e a solidariedade.


6. Faculdade de Saúde Pública - USP


No dia 15/10, o Prof. Dr. Diego Dias visitou o Chá do Padre para organizar o curso de extensão que ocorrerá em novembro, com foco na população em situação de rua. Essa formação será uma oportunidade única para promover saúde e cidadania, além de fortalecer os laços com a comunidade acadêmica.



7. Unimais


Nos dias 30 e 31/10, o Chá do Padre recebeu estudantes dos cursos de Saúde da Unimais, que realizaram orientações de saúde coletiva para os participantes e levantaram as principais demandas para futuros projetos na área da saúde. Essa interação foi fundamental para identificar necessidades e fortalecer a atenção à saúde da população em situação de rua.




8. Voluntariado Internacional - Respeita as Mina rumo à Fulda!


Ana Beatriz, participante do projeto Respeita As Mina, do Peri, está se preparando para uma experiência de voluntariado na Alemanha. Em outubro, ela iniciou os trâmites para emissão do passaporte e deu continuidade à sua preparação. Esse intercâmbio será uma oportunidade transformadora de aprendizado e troca cultural.


67 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page