O Projeto Juventudes do Sefras - Ação Social Franciscana, surge como uma iniciativa inovadora, voltada para engajar jovens em ações sociais e promover a inclusão sociocultural em nossos projetos. Com um olhar atento para as desigualdades presentes nas grandes cidades, o projeto busca não apenas sensibilizar, mas também integrar jovens a partir de parcerias com escolas, universidades e organizações da sociedade civil.
Durante o mês de agosto, o Projeto Juventudes se destacou ao envolver uma ampla gama de participantes em atividades transformadoras, criando pontes entre diferentes realidades, e reafirmando o compromisso do Sefras com a formação cidadã e o fortalecimento dos vínculos sociais.
Inserção sociocultural com escolas
No mês de agosto, o Projeto Juventudes intensificou suas atividades junto a diversas escolas, promovendo experiências de inserção sociocultural que visam aproximar os estudantes das realidades enfrentadas pelas populações em situação de vulnerabilidade. A seguir, confira as principais iniciativas realizadas em parceria com colégios que participaram desse importante movimento de conscientização e engajamento social em nossos serviços.
Colégio Rainha da Paz: Com a parceria da Casa Franciscana Cambuci, estudantes do ensino médio vivenciaram um itinerário de formação voltado para superar o estigma em torno da população em situação de rua. As atividades incluíram uma visita ao espaço no dia 12 de agosto e momentos de convivência com os participantes no dia 26 de agosto.
Colégio São Luís: Alunos da 2ª série do ensino médio participaram de uma “Experiência de Fraternidade", uma atividade pedagógica que envolveu visita à escola, conversas com os alunos, e atividades de inserção nas Casas Franciscanas nos dias 14, 15, 21 e 22 de agosto.
Colégio Madre Cabrini: Estudantes do ensino fundamental participaram semanalmente da distribuição de refeições na Casa Franciscana Chá do Padre, como parte de suas atividades de trabalho voluntário, realizadas nos dias 9, 16 e 23 de agosto.
Extensão Universitária
Estudantes de Direito da FGV São Paulo, membros do Centro Acadêmico de Serviços Jurídicos (CAJU), realizaram um mutirão de direitos para a população em situação de rua na Casa Franciscana Cambuci. A atividade incluiu um encontro na FGV no dia 5 de agosto, onde foi apresentada a proposta do mutirão, seguido pela realização da ação no dia 10 de agosto.
Voluntariado Vocacional
Os jovens em formação para a vida religiosa franciscana da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus participaram de uma semana de atividades formativas e voluntariado nas Casas Franciscanas Cambuci, Chá do Padre e Recifran. A semana incluiu um dia de formação institucional na sede do Sefras com Frei Marx e o Projeto Juventudes, seguido por atividades de inserção nas casas entre os dias 27 e 29 de agosto.
Voluntariado Internacional
Em agosto, o Sefras acolheu jovens intercambistas do programa Franziskaner Helfen. Chiara e Dominik, recém-chegados ao Brasil, participaram de uma semana de integração nas diversas casas do Sefras e iniciaram suas atividades na Casa Perfeita Alegria Peri no início de setembro. Além disso, outros intercambistas que já haviam participado do programa realizaram uma reunião online para avaliar suas experiências na Alemanha, na cidade de Fulda, com a organização parceira Antonius.
O Impacto do Projeto Juventudes
O Projeto Juventudes têm demonstrado a importância de aproximar os jovens, especialmente aqueles em idade escolar, das realidades e desigualdades que marcam as grandes cidades. Através de reflexões e atividades práticas, o projeto promove o direito à convivência, ao compartilhamento de saberes, e à construção de iniciativas comuns, fortalecendo tanto os espaços do Sefras quanto os vínculos entre jovens e as comunidades em situação de vulnerabilidade.
Como destaca Vinícius Fabreau, coordenador de Juventudes responsável pelo projeto, "O Projeto Juventudes é uma nova iniciativa do Sefras que busca fortalecer e dar visibilidade aos nossos espaços e públicos. A expectativa é que, nos próximos meses, possamos expandir a atuação do projeto para além de São Paulo, conectando ainda mais jovens às nossas ações sociais.”