Em Guaratinguetá (SP), o Seminário Frei Galvão celebrou o primeiro mês de vida do projeto Frei Galvão Solidário. Trata-se de uma ação conjunta de duas entidades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil: o Sefras – Ação Social Franciscana e o Seminário.
O espaço de formação e devoção possui três missões: acolher os devotos de Frei Galvão, formar os futuros franciscanos e atuar socialmente junto aos mais vulneráveis.
O atendimento social e caritativo ocorre no Seminário desde a sua fundação, porém, agora acontece de forma planejada, sistemática e buscando gerar dignidade de vida, sem realizar unicamente ações assistencialistas, mas buscando ações transformadoras que resgatem a esperança e a alegria de viver, por meio de duas modalidades de atendimento.
A primeira modalidade é o Centro de Convivência, no qual crianças, adolescentes e idosos que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica são convidados a participar de diversas oficinas, tais como escolinha de futebol, dança de salão, judô, capoeira, violão, flauta, informática, rodas de conversa, etc. Em setembro, ofertamos 14 modalidades.
A segunda modalidade é a Praça da Paz, onde oferecemos, na entrada do Seminário, atividades lúdicas e esportivas, incentivando a convivência harmoniosa.
Os frades realizam junto aos participantes um momento chamado “Bom dia” ou “Boa tarde”, no qual transmitem uma breve mensagem de até dois minutos, rezando e favorecendo uma reflexão sobre a mensagem partilhada pelo frei. Destacamos, também, que todos os atendidos participam das rodas de conversa, promovidas por psicólogos da equipe e voluntários. As rodas de conversa fazem parte do Projeto Chagas, em menção aos 800 anos das chagas de São Francisco. Com esta ação, visamos, por meio das rodas de conversa, tratar das chagas/feridas da vida que todos trazemos.
Em setembro, a Praça da Paz realizou 410 atendimentos, e o Centro de Convivência, 205 atendimentos, totalizando, neste primeiro mês da ação social, 615 atendimentos e a oferta de lanche para todos os atendidos. É triste, mas sabemos que alguns dos nossos participantes vêm para a ação social sem terem realizado nenhuma refeição no dia.
O exemplo de vida de São Francisco de Assis, no seguimento a Jesus Cristo, nos impulsiona e nos impele a realizar este trabalho social. Contudo, na ação social, atendemos pessoas de todas as religiões, sem distinção, bem como pessoas de várias faixas etárias: crianças, adolescentes e idosos.
Destacamos a atividade chamada Celebração da Vida, realizada no dia 29 de setembro,
domingo, na qual, junto de cerca de 360 pessoas, pudemos nos confraternizar, divertir e comer. A Celebração da Vida começou com a Santa Missa, às 9h30, seguida de uma fala do psicólogo Rafael Hipólito para toda a comunidade, acerca do Setembro Amarelo. Em seguida, fomos para os jardins para o momento da “Bênção da Vida” e dos comes e bebes. Por fim, na parte da tarde, continuamos com brincadeiras e muita dança para cerca de outras 70 pessoas.
O guardião da fraternidade, Frei João Francisco da Silva, deixou a sua mensagem: “Contamos com a oração de todos para este projeto que está se iniciando. Estamos esperançosos e felizes pela ação conjunta com o Sefras. Louvamos e agradecemos a Deus pelos nossos colaboradores, voluntários e doadores que ajudam na manutenção desta ação solidária.”
São Frei Galvão, rogai por nós!
Equipe de Comunicação do Postulantado
Comments