No final do mês de setembro, nos dias 22, 23 e 24, ocorrerá o Evento Global da Articulação da Economia de Francisco e Clara. A iniciativa surgiu em 2019, com um convite enviado do Papa Francisco em 1º de maio a jovens economistas e empresários.
A articulação já realizou o evento em 2020 e em 2021, de forma virtual, e conta com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e pessoas que constroem a Economia de Francisco e Clara pelo mundo. Até o momento já participaram jovens de mais de 120 países ao longo dos anos de realização do evento, dentre eles: Brasil, Itália, Estados Unidos, Argentina, Espanha, Portugal, França, México, Alemanha, dentre outros. Já foram realizados, ao longo desses 3 anos, mais de 500 eventos e iniciativas regionais.
Este ano, o encontro ocorrerá presencialmente, em Assis, na Itália – cidade natal de São Francisco e Santa Clara. Thalita Guimarães, economista e colaboradora de Advocacy do SEFRAS, estará presente representando a organização no evento. “A proposta é que, se em 2020 estaremos nos encontrando para pensar formas de construir essa Agenda, agora em 2022 estaremos trocando experiências”, afirma, “e a partir dessa troca de experiências, a proposta é que a gente saia de lá com um pacto global de fortalecimento da atuação da Agenda de Economia de Francisco e Clara”.
Segundo ela, quando falamos em Economia de Francisco e Clara, “estamos falando de um cuidado da vida, onde a economia e a política econômica estejam para atender efetivamente os interesses da maioria, e não como é hoje, os interesses da minoria”.
A Economia de Francisco e Clara vem para lançar um novo olhar para o papel da política econômica e a centralidade da vida e da criação em sua integralidade. O Encontro em Assis, portanto, será um importante espaço para discutir as relações econômicas atuais e para pautar outras relações econômicas onde a vida e o cuidado à criação seja o centro das relações sociais como um todo.
Para saber mais, tanto sobre os princípios da Economia de Francisco e Clara, quanto ao evento que será realizado ao final de mês, confira nosso podcast “Chá com Sefras”. O primeiro episódio aborda essa temática e o porquê dela ser tão importante para a vida no nosso planeta. Para isso, Frei Marx, vice-diretor secretário do SEFRAS, e Thalita Guimarães foram os convidados.
Chá com SEFRAS Nesta última sexta-feira, 9/09, o SEFRAS lançou seu podcast “Chá com SEFRAS”, no qual aborda de forma simples assuntos com os quais os franciscanos se envolvem, como: espiritualidade, solidariedade, ecologia, humanidade, política e economia. Com temporadas temáticas de quatro episódios, o projeto conta com entrevistas e debates realizados juntamente com frades, trabalhadores, voluntários, doadores, atendidos e parceiros convidados pelo SEFRAS. Nesta primeira temporada, busca-se discutir “Por que os franciscanos falam do que falam?”. Os episódios do podcast terão em média de 20 à 25 minutos e irão ao ar todas as sextas-feiras nas principais plataformas de streaming e no Youtube.
Comments