Dia da Caridade

No dia 19 de julho é comemorado o Dia da Caridade no Brasil, com o intuito de reforçar o sentimento de solidariedade e altruísmo entre os brasileiros. De acordo com a lógica cristã, a caridade consiste em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo, significando um amor sem segundas intenções. Como descreve o Papa Francisco, “A caridade é dom, que dá sentido à nossa vida e graças ao qual consideramos quem se encontra na privação como membro da nossa própria família, um amigo, um irmão. O pouco, se partilhado com amor, nunca acaba, mas transforma-se em reserva de vida e felicidade.”

A caridade é uma parte fundamental da mística e do carisma franciscano, que enxergam o evangelho não apenas como um texto, mas sim como uma forma de encontro com Cristo, pensando na construção de uma sociedade solidária a partir do desenvolvimento de uma consciência e da luta coletiva. É a partir dessa lógica que o SEFRAS vem atuando ao longo dos últimos 21 anos.

Presente no lema “Acolher, Cuidar e Defender” do SEFRAS,  a caridade é uma das principais diretrizes para a realização de nossa assistência social. Esse princípio, quando politizado e aplicado à incidência, resulta na luta pela garantia de direitos e pela emancipação social, política e econômica dos públicos assistidos. Visando incentivar a auto-organização dos grupos e o diálogo entre a sociedade civil e instituições sociais e religiosas, com o poder governamental – seja estatal, regional ou municipal.

Os últimos anos foram marcados por diversos retrocessos de políticas de proteção e de garantia de direitos das populações mais vulneráveis. Além de todas as dificuldades sanitárias referentes à pandemia de COVID-19, ainda foi registrado um aumento no número de despejos, do desemprego e de pessoas passando fome. Direitos básicos como moradia, trabalho, alimentação e segurança tornaram-se ainda mais um privilégio para grande parte da população brasileira. Por isso, é necessário que todos ajudem a mudar essa realidade, e construir uma sociedade verdadeiramente solidária e justa.

O SEFRAS

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.

Em defesa do trigo

Em defesa da pureza do trigo, elemento essencial da cultura cristã! O Trigo, grão essencial do pão nosso de cada...

Faces da Pandemia da Fome

Faces da Pandemia da Fome

Vivemos a pior fase da pandemia da COVID-19, e com o aumento das restrições para conter a transmissão do vírus,...

Faça sua doação