Crianças do SEFRAS participam de Via Sacra

A Campanha da Fraternidade anualmente nos convida a refletir sobre as dificuldades que enfrentamos enquanto sociedade. O tema deste ano é “Educação e Fraternidade” que, com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26), nos convida a pensar a educação no cenário atual. Além de promover diálogos a partir da realidade educacional do Brasil, sob a luz da fé cristã, e seus desafios.

Inspirada na tradição religiosa, a CF propõe sua própria forma de Via Sacra. Esta representa o período da Quaresma em que os fiéis refletem sobre o caminho que Jesus percorreu até sua morte, desde o calvário até a ressurreição. Aplicada para um contexto contemporâneo, a Campanha nos convida a refletir sobre as diferentes formas como a morte se expressa atualmente, sendo uma delas a falta de educação.

O texto base para a campanha mostra como a realidade da educação nos interpela e exige uma enorme e profunda conversão de todos os âmbitos da sociedade. Uma vez que a “verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e para a cidadania.” (Texto Base CF 2022, nº 5).

A partir dessa premissa, a foi desenvolvida as estações da Via Sacra proposta para o debate da da educação no contexto brasileiro. De acordo com Frei Marx, vice-diretor secretário do SEFRAS, a proposta é estimular que igrejas, famílias e escolas proponham momentos de reflexão e debate sobre novas formas de educar em uma perspectiva humanista, conforme orientação do papa Francisco.

O SEFRAS participou do desenvolvimento desse debate por meio do serviço SEFRAS – Criança Peri. Foi realizada uma gravação da leitura do texto da Via Sacra com as crianças participantes, que ficaram responsáveis pela quinta estação do debate: Educação Popular. 

Na tradição, esta corresponde ao momento em que Jesus é ajudado por Simão Cireneu a carregar sua Cruz, representando a importância da solidariedade para com a dor daqueles que se encontram em situação de fragilidade e vulnerabilidade, carregando suas cruzes. Traduzida para o contexto da Campanha da Fraternidade, a quinta estação da Via Sacra chama o pedido:  “Ajudai-nos a nos educar mais para a compaixão diante do sofrimento alheio, promovendo ações concretas que aliviam o peso do viver, sobretudo dos que mais sofrem”.

De acordo com a coordenadora do serviço Sefras Criança Peri, a assistente social Angela Assis, essa estação foi pensada a partir da ideia de uma educação libertadora e popular, baseada em metodologias de participação e empoderamento de pessoas, e permeada por uma base política e gestão democrática de espaços. Ao contrário da educação formal, visa transformações sociais por meio dos anseios humanos de liberdade, justiça e igualdade, e não apenas o aperfeiçoamento profissional.

Assim, mostra-se a importância da educação ser concebida como uma instância de participação social de crianças e estudantes, por meio de trocas culturais, fraternas, religiosas e espirituais.

A Via Sacra promovida pela Campanha da Fraternidade é o primeiro grande evento que ocorre durante a Semana Santa e que define seu tom. Segundo Frei Marx, isso ocorre a partir de uma necessidade muito específica de unir a fé a um tempo histórico, 

pois, é a partir dessa visão que conseguimos entender o caminho sagrado de Jesus Cristo e de seu sofrimento a partir de uma perspectiva contemporânea.

“Participar dessa atividade é de grande importância por nos proporcionar o poder de comunicar nossa inspiração cristã, franciscana e humana para toda a arquidiocese de São Paulo e para as crianças e adolescentes dessa grande cidade”, afirma o frei, “trazendo uma fé que transforma nossa realidade, que por vezes é muito sombria”.

Confira a Via Sacra da Campanha da Fraternidade de 2022 pelo site:  https://cnbbs2.org.br/2022/03/via-sacra-2022-disponivel-em-video-audio-e-pdf/

Em defesa do trigo

Em defesa da pureza do trigo, elemento essencial da cultura cristã! O Trigo, grão essencial do pão nosso de cada...

Faces da Pandemia da Fome

Faces da Pandemia da Fome

Vivemos a pior fase da pandemia da COVID-19, e com o aumento das restrições para conter a transmissão do vírus,...

Faça sua doação