“Cidade Maravilhosa Para Todos” é a nova campanha do SEFRAS na cidade do Rio de Janeiro

Desde a declaração da pandemia de COVID-19, o SEFRAS atua no Rio de Janeiro atendendo à população em situação de rua da capital fluminense. Com a campanha Emergencial “Ação e Solidariedade Franciscana contra a Pandemia da Covid-19”, foi implementada na cidade, em junho de 2020, a Tenda Franciscana – Rio, localizada no Largo Carioca, que tem a finalidade de ser um local para receber doações e, principalmente, proporcionar alimentação a população em situação de rua desatendida do centro da cidade. Apenas a Tenda Rio serviu 134.400 refeições entre 2020 e 2021. 

A população em situação de rua compõem um dos grupos mais vulneráveis e marginalizados da sociedade. Apesar de levantamentos esporádicos serem feitos, há um grande déficit de dados oficiais sobre a população, o que dificulta a elaboração, implementação e aperfeiçoamento de políticas públicas. A própria inclusão social e acesso à direitos é extremamente limitada devido a falta de documentação básica como RG, CPF, Carteira de Trabalho, etc.

Atualmente, estima-se que existam 7.272 pessoas que vivem em situação de rua na capital fluminense, segundo o último Censo realizado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em 2020. Destes 5.469 estão na rua e outras 1.803 em condição de acolhimento institucional. A maioria dessa população concentra-se no centro da cidade (1.442 pessoas), e é majoritariamente composta por homens (81%) e por negros e pardos (79,6%), dentro da faixa etária de 31 a 49 anos. 

A pesquisa já aponta algumas influências que as consequências da pandemia de COVID-19 exerceram sobre esse cenário. Do total de pessoas em situação de rua, mais de 700 passaram a essa condição após o início da crise sanitária, principalmente devido à perda de trabalho (34%) e à perda de moradia (19%).

Esse cenário implica no aumento da fome. De acordo com uma pesquisa amostral realizada com a pop. rua carioca, 19% não consegue se alimentar ao menos uma vez por dia, 79,6% conseguem realizar uma refeição apenas uma vez ao dia e apenas 27,4% conseguem se alimentar com o próprio dinheiro*. Essa perspectiva ainda é acompanhada do aumento do trabalho informal e da precarização das condições de trabalho.

Visando transformar o projeto emergencial no Rio em um projeto permanente e estruturado, o SEFRAS lança a Campanha “Cidade Maravilhosa para Todos – Doe R$ 1” para contribuir com a captação de recursos para o financiamento da iniciativa de acolhimento da população de rua carioca: a Casa Franciscana.

A capital fluminense é conhecida como “A Cidade Maravilhosa, Coração do meu Brasil”, como posto no próprio hino da cidade. Entretanto, como demonstrado acima pelos dados do Censo, esse não é o único Rio que existe, como posto também pela cantora carioca Anitta em sua música Girl from Rio

Exatamente para reverter essa situação e proporcionar que a população vulnerável também desfrute das maravilhas do Rio, o SEFRAS, por meio da Campanha e da Casa Franciscana, além de refeições e banhos, contará ainda com: acolhimento e articulação com a rede pública para encaminhamentos; atividades socioeducativas para inserção social e econômica; e reinserção familiar. Com o novo serviço busca-se realizar mil atendimentos todos os dias, totalizando 30 mil por mês.

Segundo o Frei José Francisco, diretor-presidente da organização, “o Papa Francisco nos convoca restaurar a dignidade dos mais vulneráveis e zelar pela esperança. Por isso, a ideia central da campanha é engajar a sociedade civil carioca, individual e coletivamente, em prol do resgate dos sonhos dessas pessoas. Convidando todos a doarem ao menos R$ 1, por dia, por mês, de uma única vez ou da forma que for mais adequado a suas possibilidades, mas sem deixar de olhar para os mais necessitados”.

Ajude a causa doando qualquer quantia pelo Pix: sefrasrj@sefras.com.br, ou pelo nosso site.

Links de interesse

Página campanha #CidadeMaravilhosaParaTodos: https://conteudo.sefras.org.br/cidademaravilhosaparatodos 

Site Sefras: https://sefras.org.br/

Instagram Sefras: @sefras.org.br 

Em defesa do trigo

Em defesa da pureza do trigo, elemento essencial da cultura cristã! O Trigo, grão essencial do pão nosso de cada...

Faces da Pandemia da Fome

Faces da Pandemia da Fome

Vivemos a pior fase da pandemia da COVID-19, e com o aumento das restrições para conter a transmissão do vírus,...

Faça sua doação