top of page
  • Foto do escritorMelissa Galdino

Casas de Clara celebram o Dia Internacional da Pessoa Idosa com eventos especiais

Atividades promovidas pelas unidades do Sefras reforçam a importância de espaços acolhedores e cuidados voltados para o bem-estar da população idosa, em um país onde a longevidade cresce rapidamente


No dia 1º de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, as Casas de Clara do Sefras - Ação Social Franciscana, participam de diversas atividades em celebração à data, destacando a importância do envelhecimento com dignidade e cuidados adequados. Este dia busca conscientizar a sociedade sobre os desafios e necessidades da população idosa, além de valorizar o papel fundamental que os idosos desempenham na comunidade.


A Casa de Clara Belém apresenta a peça de teatro "Vista a Minha Idade", do grupo Clara Evidência, na Morada São João, oferecendo uma reflexão sobre as diferentes vivências do envelhecimento. Além disso, participaram da primeira caminhada do Dia Internacional da Pessoa Idosa, com início na Praça da República, abordando políticas públicas de cuidados e saúde para essa faixa etária.


A Casa de Clara Mogi realizou um ato no terminal central pela manhã, enfatizando a importância do respeito aos direitos dos idosos. Yamim Alves, coordenadora do projeto, enfatizou a importância sobre a data: “Não é só uma data, é sobre direitos que devem ser preservados, além disso hoje completa 21 anos do estatuto da pessoa idosa.”


Logo após, promove uma atividade intergeracional em parceria com o CRAS Layr, fortalecendo os laços entre gerações mais novas e destacando o valor da convivência e da troca de experiências. 


Em Pindamonhangaba, a Casa de Clara irá celebrar com um animado baile nostálgico dos anos 60, 70 e 80, proporcionando momentos de alegria e memórias afetivas para os participantes.


O envelhecimento no Brasil tem crescido de forma expressiva. Atualmente, o país conta com mais de 37 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, representando cerca de 17% da população. Esse número tende a aumentar ainda mais: estima-se que, em 2050, cerca de 30% da população brasileira será idosa. O aumento da longevidade reforça a necessidade de espaços adequados para promover o bem-estar físico, emocional e social dessa população.


As Casas de Clara, ao organizarem essas atividades, reafirmam a importância de espaços preparados para acolher e cuidar dessa parcela da sociedade, oferecendo suporte integral e promovendo a inclusão e o respeito. O Dia Internacional da Pessoa Idosa é uma oportunidade para refletirmos sobre a responsabilidade de garantir direitos, qualidade de vida e dignidade a essa população crescente.




2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page