top of page
  • Foto do escritor

Casa Franciscana: lugar de acolhida

Em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, o Serviço Franciscano de Solidariedade – SEFRAS, inaugurou no dia 3 de abril de 2020, um serviço emergencial com a missão de acolher, cuidar e defender a população em situação de rua. Localizado no bairro do Glicério, próximo ao centro da cidade, o serviço oferece alimentação, espaço de convivência e atendimento social para 200 participantes que frequentam diariamente o serviço.


Em decorrência da pandemia da COVID-19, a fome aumentou para aqueles que se encontram em situação de rua, muitas organizações que distribuíam alimentos para essa população, com a chegada do novo coronavírus deixaram de distribuir alimentos no centro de São Paulo, resultando em um aumento significativo na procura aos serviços do SEFRAS que já realizavam esse tipo de trabalho.

Contando com espaço amplo, para evitar aglomerações e seguindo todas as exigências estabelecidas pelos órgãos de vigilância sanitária, como medição da temperatura dos participantes, higienização correta das mãos e o uso do álcool em gel, o serviço tem atuado com muita responsabilidade e qualidade nesse

período de pandemia. A Alimentação, preparada com cuidado e afeto, é o ponto chave do espaço. Para a coordenadora do serviço, Adriana Brito, “é um espaço onde as pessoas podem se alimentar, uma refeição feita com bastante cuidado, carinho e com amor, é um prazer ver as pessoas se alimentando com qualidade, em tempos onde a comida se tornou escassa” 

A Casa Franciscana tem ainda como objetivo desenvolver o protagonismo e autonomia dos participantes, estimular a reflexão crítica sobre a sociedade. Para conhecer mais sobre esse e outros trabalhos realizados pelo SEFRAS, acesse nossas redes sociais e contribua conosco para que possamos continuar realizando trabalhos como este.

Na próxima semana o espaço completará dois meses de atuação e se você deseja conhecer mais o espaço e se unir a nós nesse compromisso humanitário, clique aqui, e saiba como ajudar.

Fotografia: Francio de Holanda

481 visualizações0 comentário
bottom of page