1ª Assembleia Ampliada da Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul

Entre os dias 21 e 25 de março foi realizada a Assembleia Ampliação da Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul. O evento foi realizado na Casa de Eventos e Hospedagem Sagrada Família, no bairro do Ipiranga em São Paulo, e contemplou 12 entidades franciscanas tanto do Brasil como da Argentina, Chile e Paraguai. A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, mantenedora do SEFRAS, foi uma das instituições presentes no evento.

 

De acordo com Frei Fernando Aparecido dos Santos, custódio da Custódia do Sagrado Coração de Jesus e vice-presidente eleito do novo governo da Conferência, trata-se de uma instância de representatividade, comunicação e colaboração para promover o bem comum na Ordem no Brasil e no Cone Sul.

Dentre os objetivos realizados durante o evento, podemos destaca: a comunhão entre as entidades (Províncias e Custódias) em vista do bem comum dos frades e da missão e evangelização; cooperação com o Ministro Geral e seu Definitório; cooperação na formação inicial e permanente e na vida e missão dos irmãos; ler os sinais dos tempos e das realidades onde os frades estão ou devam estar;  fomentar e cultivar o relacionamento e a cooperação com a hierarquia eclesiástica local, outros institutos religiosos e com a família franciscana; e favorecer o mútuo conhecimento e a comunhão fraterna entre os Ministros e Custódios da Conferência e entre as Províncias e Custódias. Ainda é considerada a instância máxima de natureza deliberativa e consultiva, composta por todos os membros da Conferência.

Representando a Província Franciscana da Imaculada Conceição, fundadora do SEFRAS, estiveram presentes: o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto; o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella; o Moderador da Formação Permanente, Frei Fidêncio Vanboemmel; o Secretário da Formação e Estudos, Frei Marcos Andrade; o Coordenador das Missões, Frei Robson Luiz Scudela; o coordenador da Frente da Educação, Frei Claudino Gils; Frei Jeâ Andrade, animador do SAV; Frei Marx Rodrigues, animador do  Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC).

Da esq. para a dir.: Frei João Paulo, Frei Alejandro e Frei Marx.

Durante o encontro ainda foi escolhido um novo governo para a Conferência  formado por Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni, Frei Fernando Aparecido dos Santos e Frei Marino Rohden. Para o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), três representantes do SEFRAS ficaram responsáveis por sua coordenação: Frei Alejandro Verón será o primeiro delegado do serviço, o segundo será Frei Marx Rodrigues dos Reis (atual vice-diretor secretário de nosso SEFRAS) e o Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes para secretário.

 

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil | www.franciscanos.org.br

Em defesa do trigo

Em defesa da pureza do trigo, elemento essencial da cultura cristã! O Trigo, grão essencial do pão nosso de cada...

Faces da Pandemia da Fome

Faces da Pandemia da Fome

Vivemos a pior fase da pandemia da COVID-19, e com o aumento das restrições para conter a transmissão do vírus,...

Faça sua doação